segunda-feira, 23 de março de 2009

Para quem foi ao Marajó.


Orientações para a finalização dos trabalhos de campo de Ecologia.
Prof. Carlos Gondim. 23.03.09.

01. O prazo para a entrega do trabalho escrito será até 27 de março, na secretaria do ISARH;
02. Os trabalhos deverão ser feitos em equipe;
03. Os materiais coletados no mangue, campo cerrado e praia deverão ser levados imediatamente até o ICA/UFRA. Lá deverão procurar o Sr. “Roxo”; ou Messias ou Dico para ajudarem na identificação das sementes e frutos;
04. Caso, não haja a identificação, ou seja, difícil, ou outro problema ocorrer, sugiro irei até o campus do Museu Goeldi, na Av. Perimetral e buscar ajuda no Setor de Botânica. Lá poderão procurar pela Dr.ª Raimundinha Palheta; ou Pedro Lisboa; ou Dr.ª Manoela;ou outro pesquisador.
05. O trabalho escrito deverá seguir as regras de artigo científico. O roteiro básico deverá ser este:
I – Título: Explicativo e objetivo;
II – Introdução: Descrever o ambiente alvo do estudo. Destacar a importância do ambiente. Finalizar informando o objetivo do trabalho realizado.
III – Materiais e Métodos: Descrever detalhadamente como foi feito o trabalho. Descrever o método de campo. Como foram feitas as coletas, etc. Descrever as ações feitas após a coleta. Identificação dos materiais, elaboração de freqüências, estimativas de freqüências, etc.
IV – Resultados e Discussões: Apresentar os resultados alcançados com a realização do trabalho. Fazer uma discussão dos conhecimentos obtidos. Que significados eles tem. Citar as facilidades e dificuldades ocorridas. No campo e no escritório (laboratório)
V – Conclusões: Descrever as conclusões alcançadas com a realização do trabalho, baseadas nos resultados obtidos. Que conhecimentos foram obtidos com a realização do trabalho.
VI – Bibliografia: Listar a bibliografia consultada e citada, segundo as normas da ABNT.
VII – Identificação: Nomes completos, números de matrículas, local, data e assinatura de cada componente da equipe executora do trabalho.
06. Para os trabalhos que visam o conhecimento das freqüências (mangue, campo cerrado e praia), será necessária a elaboração de uma ficha (Excel) para a estimativa das freqüências. Obrigatoriamente terão as colunas de N.º do item; Nome (da planta, fruto ou sementes, ou morfoespécies); N.º de exemplares coletados/contados (frutos, ou sementes, plantas); N.º total; Estimativa de densidade (regra de 3 simples: N.º total da espécie está para área da amostra em m2; assim como “xis” está para 10.000 m2 (1 hectare, ha.);
07. Para os trabalhos que visam a identificação as adaptações morfológicas serão necessárias a apresentação das adaptações identificadas, suas descrições acompanhadas de imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário